Turbina produz água limpa e energia eólica ao mesmo tempo

A água potável é um bem que escasseia com o passar dos anos. As secas prolongadas fazem pensar em novas estratégias para manter o abastecimento de água potável nas torneiras. Este recurso não é infinito e o crescimento da população mundial aliado à poluição tem diminuido consideravelmente os recursos hídricos.

Existem novos equipamentos que permitem não só otimizar o consumo de água como retirar a água do ar e tornar a mesma potável. É o caso da turbina WMS1000 que produz de 800 a 1.500 litros de água potável por dia, nos locais mais áridos do planeta.


Este equipamento desenvolvido por Marc Parent, fundador da empresa EoleWater, tem sido testado em vários cenários áridos, inicialmente foi instalado no ar seco do deserto de Abu Dhabi, em outubro de 2011. Desde então, a produção diária de água, por unidade eólica, atinge cerca de 800 litros. Em climas menos áridos a produção pode atingir de 1.200 a 1.500 litros de água potável por dia. Estas turbinas conseguem recolher água do ar graças a um condensador de umidade especial que está alojado dentro do dispositivo.

A tecnologia promete resolver dois problemas preocupantes em uma tacada só: a escassez de água e a criação de novas formas de coleta de energia limpa a partir do vento.

Segundo a Eole, já consegue coletar cerca de 16 galões de água por hora. Ela funciona como uma turbina comum, com a hélice girando para gerar energia. Mas, ao mesmo tempo, o ar é sugado pelo “nariz” da máquina e enviado para um compressor capaz de extrair umidade do ar. As gotículas de água que ficam presas na parede do compressor caem em um coletor que vai, aos poucos, juntando todo o líquido e o envia para um filtro. Então é só beber a água fresquinha.

Apesar de ser uma esperança para comunidades que sofrem com a falta de água, o custo da tecnologia é bastante elevado: 790 mil dólares por peça.

Atualmente, a turbina gera 30 quilowatts de eletricidade, que é usado para fornecer a água para os tanques de armazenamento de energia e do sistema de purificação. De acordo com o relatório de notícias de recarga, os resultados estão em torno de 50 % de água disponível está sendo extraída a partir do protótipo. O sistema requer vento, a velocidades de pelo menos 15 milhas por hora para produzir água.

 

FONTES:
http://www.smartplanet.com/blog/intelligent-energy/a-turbine-that-makes-water-from-the-desert-air/14701?tag=header;header-sec
http://www.meteopt.com/forum/ciencia-geral-tecnologia-energia/turbina-eolica-consegue-produzir-agua-no-deserto-6468.html
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI304177-17770,00-TURBINA+PRODUZ+AGUA+LIMPA+E+ENERGIA+EOLICA+AO+MESMO+TEMPO.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>