Viton ou EPDM?

Vários são os aspectos que devem ser analisados na hora de escolher um selo mecânico: a medida de trabalho, o diâmetro do eixo, o material das faces, das partes metálicas, a vedação…e é na vedação onde ocorrem falhas frequentes quando o assunto é a escolha da vedação ideal.

Muitas pessoas pedem selos com vedação em viton sabendo que ela é muito utilizada em selos que entram em contato com fluidos corrosivos. De fato, o viton é uma borracha muito resistente e indicada para diversas aplicações, mas existe também a vedação em EPDM, que pode ser mais eficiente que o viton.

As vedações de viton e EPDM tem características semelhantes, como boa flexibilidade ao trabalhar em baixas temperaturas, são resistentes à agentes oxidantes, ao ozônio, ao sol.

Ao mesmo tempo que estas borrachas tem características semelhantes, a grande diferença entre elas é que o viton tem grande resistência a derivados do petróleo (como óleos, combustíveis, lubrificantes e solventes), e o EPDM resiste à cetonas e acetonas (usadas como solventes, vernizes, perfumes e alimentos).

O ideal é informar o fluido que será bombeado para que nós possamos indicar a melhor opção de vedação para sua bomba. A vedação que será usada no selo, se utilizada corretamente, aumentará a vida útil do selo, minimizando a manutenção das máquinas.

2 ideias sobre “Viton ou EPDM?

  1. Darlan

    Qual seria a vedação recomendada para fluído em emulsão,proporção se 90% água e 10% óleo??? Minha preocupação são as bactérias… Atualmente utilizo viton,teria uma opção melhor?

    Responder
    1. interseal

      Bom dia, Darlan. Precisamos saber mais informações como temperatura, pressão, modelo de selo utilizado para podermos avaliar melhor a tua situação. Para água e óleo, um selo em NBR costuma ser suficiente, mas depende de outros fatores.
      Att,
      Miúcha

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>