Desevendando o selo mecânico

Muitas dúvidas e curiosidades permeiam o universo de nossos produtos e, quando decidimos publicar o blog, um de nossos objetivos foi o de trazer informações de forma simples e acessível a consumidores domésticos e iniciantes.

Um de nossos principais produtos é o selo mecânico, e ele foi o escolhido para ser o primeiro astro do nosso blog por ser o mais complexos entre eles e a fim de esclarecer pontos sobre seu mecanismo e aplicações. Selo mecânico modelo TS-P com face estacionária em óxido de alumínio (cerâmica)

Utilizado em equipamentos rotativos, geralmente em bomba centrífuga, o selo mecânico é um vedador de pressão que utiliza princípios hidráulicos para reter líquidos, promovendo selagem e evitando que os fluidos tenham contato com o meio externo.

A garantia de seu bom funcionamento está em sua correta utilização. Grande parte do selo fica em contato com o fluido, amenizando o atrito entre as faces, por isso, devem ser considerados a temperatura, pressão, velocidade e características do líquido que está sendo vedado.

Por trabalhar sob grandes velocidades e temperaturas elevadas sem desgastes consideráveis, os selos mecânicos tem preferência em relação às gaxetas e são bastante utilizados para a vedação de produtos tóxicos e inflamáveis.

Existem dois tipos de vedação: a principal, em que o conjunto rotativo é fixado ao eixo e gira com ele em contato com a sede estacionária, e a secundária: aplicada à sede estacionária e ao conjunto rotativo, pode ser feita por meio de vários anéis e outros perfis diferentes.

O selo mecânico é usado em equipamentos de grandes indústrias como: bombas de transporte em refinarias de petróleo, bombas de lama bruta nos tratamentos de água e esgoto, bombas de submersão em construções, bombas de fábricas de bebidas, em usinas termoelétricas e nucleares. Pode ser usado ainda em compressores, misturadores e ventiladores industriais e outras bombas hidráulicas de menor porte, como bombas domésticas.

Vantagens do selo mecânico

- Reduz o atrito entre o eixo da bomba e o elemento de vedação reduzindo, consequentemente, a perda de potência.

- Elimina o desgaste prematuro do eixo e da bucha.

- A vazão ou fuga do produto em operação é mínima ou imperceptível.

- Permite operar fluidos tóxicos, corrosivos ou inflamáveis com segurança.

- Tem capacidade de absorver o jogo e a deflexão normais do eixo rotativo.

 

Conheça nossos produtos

Saiba mais sobre selos mecânicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>