28 de Agosto: Dia da Avicultura

A avicultura possibilita a produção com qualidade garantida de aves para alimentação: carne e ovos. Destaca-se o frango e em escala menor aves de postura, patos, gansos, marrecos, codornas, avestruzes. A produção de frangos de corte no Brasil – da granja ao prato – modernizou-se pela necessidade de redução de custos, ganho de produtividade e atendimento de exigentes consumidores, preocupados com segurança alimentar.

A avicultura no Brasil desponta na agropecuária por ser considerada a mais dinâmica e tecnificada e seu desenvolvimento começou no final da década de 50, na região Sudeste, principalmente, em São Paulo. Em 70, período de profunda transformação houve o deslocamento para a região Sul. A produção brasileira em 2010 ultrapassara 11 milhões de toneladas com 30% sendo exportada para mais de 150 países. O mercado interno – maior demanda da produção – mudou o hábito de consumo, de consumidor de carne vermelha a carne branca do frango, ultrapassando 40 kg por habitante/ano. A China, potencial consumidor no futuro registra em torno de 10 kg/habitante.

Somos o maior exportador mundial e um dos maiores produtores, contando com grandes marcas, gerindo a sustentabilidade dessa posição de liderança. Mais de quatro milhões de pessoas atuam, diretamente, na avicultura brasileira, valendo ressaltar a integração entre produtores rurais e as agroindústrias que se caracteriza numa parceria de sucesso, envolvendo empresas, produtores, fornecedores de insumos avícolas, municípios e instituições publicas/ privadas, principalmente na viabilidade de financiamentos. O Dia da Avicultura, comemorado hoje, dá a importância que este setor representa no cenário social, político, econômico, cultural, ambiental, agropecuário, de bem-estar animal e humano – foco final de associações, empresas, profissionais e consumidores, em razão da produção de alimentos no final do processo.

As projeções do consumo brasileiro de carne de frango superaram 8 milhões de toneladas/ano e em 2020 deve chegar a 11 milhões de toneladas, sendo possível calcular-se a evolução do consumo per capita nesse período, porém difícil estabelecer a real população brasileira.

Neste mercado de grandes empresas, que tanto movimenta a economia e investe em tecnologia, a Interseal, fornecedora de peças para a manutenção das máquinas e equipamentos dessa indústria, colabora para que estes números continuem crescendo.

Fonte: http://www.meatworld.com.br/artigos/post/28-de-agosto-dia-da-avicultura-2

Uma ideia sobre “28 de Agosto: Dia da Avicultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>